LOGO Prêmio NHR Brasil de Jornalismo 2021

Os trabalhos premiados foram anunciados na cerimônia de abertura do Medtrop Play 2021

As reportagens vencedoras do 3º Prêmio NHR Brasil de Jornalismo foram anunciadas nesta segunda-feira, 25, durante a cerimônia de abertura do 1º Congresso Digital da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical - MedTrop Play 2021. A iniciativa destacou as melhores produções jornalísticas submetidas para os temas de hanseníase e doenças tropicais negligenciadas (DTN).

O prêmio recebeu 21 inscrições em cinco categorias. Dentre elas, a nova categoria especial de Doenças Tropicais Negligenciadas, contemplando reportagens que abordaram a realidade de outras enfermidades, como doença de Chagas e leishmaniose.

Desde 2018, o Prêmio NHR Brasil de Jornalismo busca reconhecer e estimular um olhar atento dos profissionais de comunicação para o tema da hanseníase em seus diversos aspectos, do desafio no controle da transmissão às dinâmicas sociais envolvidas.

Linguagem jornalística, aspectos éticos e inovadores e a qualidade das informações de saúde foram analisadas pela comissão julgadora. Integraram a comissão o jornalista Miguel Macedo, professor do curso de Jornalismo do Centro Universitário 7 de Setembro, e a jornalista Yanna Guimarães, mestre em Comunicação de Ciência pela Universidade de Nova Lisboa.

Também integraram a comissão julgadora o infectologista Alberto Novaes Ramos Jr, coordenador do Doutorado em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Ceará (UFC), a professora Sacha Nogueira, orientadora da Liga Acadêmica em Doenças Estigmatizantes (Lades/UFC), e Luiz Antônio Botelho Andrade, coordenador do Laboratório de Audiovisual Científico da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Confira a relação dos trabalhos vencedores:

Jornalismo Impresso
Reportagem: Hanseníase em Alagoas: Preconceito é maior que a doença
Autores: Ana Paula Omena e Lucas França
Veículo: Jornal Tribuna Independente - Maceió/AL

Radiojornalismo
Reportagem: Hanseníase - É preciso falar sobre isso
Autor: Christhian Sousa
Veículo: Rádio Antares - Teresina/PI

Telejornalismo
Reportagem: Hanseníase - Endemia presente, preconceito também
Autores: Suely Frota Bezerra, Cibele Fabrícia Couto Carvalho, Daniel Cardoso Teixeira, José Ribamar Júnior, José Félix Magalhães e José Reginaldo da Silva
Veículo: TV Assembleia do Ceará - Fortaleza/CE

Webjornalismo
Série de reportagens: Hanseníase: internação à força e filhos separados dos pais
Autores: Leticia Lopes Oliveira, Yuri Alves Fernandes e Isabela Carvalho de Oliveira
Veículo: Projeto #Colabora - Rio de Janeiro/RJ

Categoria Especial – Doenças Tropicais Negligenciadas
Reportagem: Leishmaniose, retrato do abandono
Autores: Ana Graziela Aguiar de Oliveira, Amanda Cieglinski, Alexandre Silva, Alexandre Souza, Flávia Lima, André Eustáquio e Dinho Rodrigues
Veículo: TV Brasil - Brasília/DF

O conteúdo das reportagens premiadas será divulgado no site e nas redes sociais da NHR Brasil nas próximas semanas. Procedimentos para o recebimento da premiação serão informados aos vencedores por e-mail.

Agradecemos mais uma vez aos concorrentes, finalistas e vencedores e destacamos a importância do trabalho dos comunicadores que, com ética e responsabilidade, dão voz às pessoas acometidas pela hanseníase e informam a sociedade sobre os desafios do enfrentamento da doença no País.