Fórum 2021 Divulgação site

A programação será realizada de forma virtual nos dias 24 e 25 de outubro.

 

Estão abertas as inscrições para a sexta edição do Fórum de Enfrentamento das Doenças Infecciosas e Negligenciadas. As discussões do Fórum serão realizadas em plataforma virtual nos dias 24 e 25 de outubro, debatendo populações negligenciadas, desigualdades e o abismo social no Brasil.

O evento acolhe lideranças e representações de pessoas acometidas pelas doenças tropicais e negligenciadas, como hanseníase, doença de Chagas, leishmaniose, hepatites e esquistossomose. Participam também desta edição os integrantes do Curso de Formação e Fortalecimento de Lideranças, promovido pela NHR Brasil e financiado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), com atividades virtuais entre os meses de agosto e outubro.

As inscrições para participar do Fórum são gratuitas e podem ser feitas através do site https://medtrop.com.br/forum/. Haverá transmissão ao vivo pelo canal do Youtube do MEDTROP 2021. O evento também vai gerar certificados de participação para aqueles que realizarem a inscrição gratuita. 

Como nos anos anteriores, o objetivo é fortalecer a mobilização de lideranças, movimentos sociais, pesquisadores e organizações internacionais e nacionais para enfrentamento das doenças e acesso aos direitos sociais.

A NHR Brasil é uma das organizações à frente do Fórum, que é realizado desde 2016 e conta também com a articulação da Iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi), Universidades Aliadas por Medicamentos Essenciais (UAEM), Médicos sem Fronteiras (MsF), Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

 

Confira abaixo a programação da sexta edição do Fórum:

Tema Geral - O Brasil de ontem, de hoje e de amanhã para as populações negligenciadas: enfrentamento às desigualdades e ao abismo social

 

Domingo, 24 de outubro - Manhã

Tema - Urgência para inovação tecnológica no âmbito de doenças tropicais negligenciadas

9h - Abertura
9h10 - Fala de abertura
9h20 - Exposição 1: Caminhos para alcance da produção de conhecimento científico para inovação tecnológica no enfrentamento de DTN (Maria Cristina Soares Guimarães)
9h50 - Exposição 2: Dependência internacional versus produção local de insumos farmacêuticos para tratamento de DTN (Dr. Luiz Antônio Marinho)
11h45 - Encerramento do período da manhã

Domingo, 24 de outubro - Tarde

Tema - Contextos para ampliação e superação da negligência de pessoas, populações e territórios no Brasil

14h - Abertura
14h05 - Exposição dialogada: Políticas sociais em contextos de austeridade e desigualdade no Brasil (Dra. Carmen E. Leitão Araújo)
15h05 - Discussão
16h - Encerramento do período da tarde


Segunda, 25 de outubro - Tarde

Tema - Brasil do amanhã: caminhos para efetivação das políticas públicas no enfrentamento das desigualdades sociais

14h - Abertura
14h05 - Exposição: Enfrentamento da Doença de Chagas
14h20 - Exposição: Enfrentamento da hanseníase
14h35 - Exposição: Enfrentamento da filariose
14h50 - Exposição: Enfrentamento da esquistossomose
15h05 - Exposição: Enfrentamento das hepatites virais
15h20 - Exposição: Enfrentamento da leishmaniose
15h35 - Discussão
16h - Discussão sobre os tópicos da Carta 2021 (Mediação de Eliana Amorim de Souza)
16h45 - Encerramento


Confira abaixo os documentos publicados nas edições anteriores do Fórum:

Carta do 1º Fórum virtual (2020)

Carta de Belo Horizonte (2019)

Carta de Recife (2018)

Carta de Cuiabá (2017)