Prêmio de Jornalismo Finalistas Prancheta 2

Os vencedores serão anunciados na abertura do MedTrop Play 2021, no dia 25 de outubro

 

A NHR Brasil divulga a relação de finalistas da terceira edição do Prêmio NHR Brasil de Jornalismo. A premiação é realizada com o objetivo de reconhecer e estimular os trabalhos produzidos por profissionais da imprensa brasileira sobre a hanseníase.

Nesta edição, foram aceitas produções sobre a doença nas categorias de Jornalismo Impresso, Webjornalismo, Telejornalismo e Radiojornalismo. A premiação contou ainda com uma categoria especial voltada para trabalhos sobre outras Doenças Tropicais Negligenciadas em diversas mídias.

Os vencedores serão anunciados no dia 25 de outubro, durante a abertura virtual do 1º Congresso Digital da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical - MedTrop Play 2021. 

 

Confira a relação de finalistas da terceira edição do prêmio:

Jornalismo Impresso

“Hanseníase em Alagoas: Preconceito é maior que a doença”, de Ana Paula Omena e Lucas França (Jornal Tribuna Independente – Maceió/AL)

 

Radiojornalismo

“Centro é referência no tratamento da hanseníase no Piauí e proporciona qualidade de vida aos pacientes”, de Suzana Aires (Nossa Rádio – Teresina/PI)

“Hanseníase: dos desafios da ciência ao impacto da covid-19”, de Josafá Bonifácio da Silva Neto, Juliana Correia Almeida e Alysson Lima Araújo (Rádio UFS – São Cristóvão/SE)

“Hanseníase - É preciso falar sobre isso”, de Christian Jhon Gomes Sousa (Rádio Antares - Teresina/PI)

 

Telejornalismo

“Hanseníase - Endemia presente, preconceito também”, de Suely Frota Bezerra, Cibele Fabrícia Couto Carvalho, Daniel Cardoso Teixeira, José Ribamar Júnior, José Félix Magalhães e José Reginaldo da Silva (TV Assembleia do Ceará - Fortaleza/CE)

“Janeiro é o mês de conscientização da hanseníase”, de Manuela de Oliveira Castro (TV Brasil – Brasília/DF)

“Mais de 2900 casos de hanseníase em 2019”, de Patrícia Camargo e Olavo Sampaio (TV Mirante – São Luís/MA)


Webjornalismo

“Falta de médicos em presídio agrava epidemia de hanseníase em Mato Grosso”, de Eduardo Goulart de Andrade (The Intercept Brasil – Rio de Janeiro/RJ)

“Hanseníase: internação à força e filhos separados dos pais”, de Leticia Lopes Oliveira, Yuri Alves Fernandes e Isabela Carvalho de Oliveira (Projeto #Colabora – Rio de Janeiro/RJ)

“Separados dos pais que estavam isolados em leprosários, filhos buscam indenização na Justiça”, de Laís Modelli Rodrigues (G1 – São Paulo/SP)


Categoria Especial - Doenças Tropicais Negligenciadas

“Doença de Chagas: um século de negligência”, de Suely Frota Bezerra, Cibele Fabrícia Couto Carvalho, José Ribamar Júnior, Daniel Cardoso Teixeira, José Félix Magalhães e José Reginaldo da Silva (TV Assembleia do Ceará - Fortaleza/CE)

“Leishmaniose, retrato do abandono”, de Ana Graziela Aguiar de Oliveira, Amanda Cieglinski, Alexandre Silva, Alexandre Souza, Flávia Lima, André Eustáquio e Dinho Rodrigues (TV Brasil - Brasília/DF)

“Pandemia de covid-19 agrava o panorama das doenças negligenciadas no Brasil”, de José Pedro Soares Martins (Agência Social de Notícias - Campinas/SP)

 

A avaliação dos materiais foi realizada por uma Comissão Julgadora formada por jornalistas, pesquisadores e profissionais com experiência nos temas abordados e na comunicação em saúde. Confira abaixo os avaliadores desta edição:

Alberto Novaes Ramos Jr.: infectologista e coordenador do Doutorado em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Paula Sacha Nogueira: professora do departamento de Enfermagem e orientadora da Liga Acadêmica em Doenças Estigmatizantes da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Luiz Antônio Botelho Andrade: coordenador do Laboratório de Audiovisual Científico da Universidade Federal Fluminense (UFF), membro dos programas de Mestrado em Diversidade e Inclusão (CMPDI) e do Doutorado em Educação, Tecnologia e Inclusão (PGCTin).

Miguel Macedo: professor do curso de Jornalismo do Centro Universitário 7 de Setembro (Uni7), com carreira de repórter iniciada em 1984 e experiência na coordenação de projetos da Fundação Konrad Adenauer entre 1992 e 2010.

Yanna Guimarães: jornalista, assessora de comunicação e mestre em Comunicação de Ciência pela Universidade de Nova Lisboa, tendo atuado como editora-adjunta no jornal O Povo, sendo responsável pelo caderno semanal Ciência & Saúde.

A NHR Brasil parabeniza todos os finalistas e jornalistas concorrentes na terceira edição da premiação. A organização entrará em contato com os representantes de cada equipe por e-mail para orientações sobre a participação na cerimônia de anúncio dos prêmios.