campanha porto velho biojoias

Pessoas alcançadas pelo projeto Reabilitação Socioeconômica participaram da campanha “Não Esqueça da Hanseníase” em Rondônia

 

Os participantes do projeto Reabilitação Socioeconômica integraram as atividades da campanha “Não Esqueça da Hanseníase”, em Rondônia. A campanha é uma mobilização global, partindo da iniciativa de Yohei Sasakawa, embaixador da Boa Vontade da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Eliminação da Hanseníase. No Brasil, a campanha tem liderança do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan).

Entre os dias 4 e 6 de outubro, os artesãos foram incluídos na programação da campanha em Porto Velho e expuseram biojoias da marca Art’s BioHans, criada a partir do projeto Reabilitação Socioeconômica, desenvolvido em parceria da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) com a NHR Brasil.

As pessoas que integram o projeto participaram das ações de conscientização sobre a hanseníase e mostraram o resultado do envolvimento em grupos de autocuidado e nas oficinas de reabilitação socioeconômica nos últimos três anos.

A campanha tem contado com o engajamento da Miss Mundo Brasil 2021, Caroline Teixeira, que abraçou a causa da hanseníase e atua como voluntária no Morhan. Caroline acompanhou as atividades e assinou termos de cooperação da campanha como testemunha.

Em Rondônia, a campanha teve adesão oficial dos governos do Estado e do município de Porto Velho, buscando conscientizar a população sobre sinais e sintomas, cuidados necessários e diagnóstico precoce da hanseníase. O objetivo da campanha é que a hanseníase não seja esquecida pelas pessoas e pelos governos diante da pandemia de covid-19.

A programação em Porto Velho incluiu um pit stop para conversa com a população e visita ao Hospital Santa Marcelina para entrega simbólica de um eletroneuromiógrafo (para avaliação de nervos periféricos sensitivos e motores), além das solenidades de lançamento da campanha.

Atividades do projeto

Um novo ciclo de oficinas de reabilitação socioeconômica será realizado para os participantes dos grupos de autocuidado em Rondônia. De 18 a 22 de outubro, uma nova turma de pessoas beneficiadas e quatro artesãos já formados nas oficinas iniciarão a produção de novas biojoias, que poderão complementar a renda familiar de pessoas acometidas pela hanseníase e afastadas do mercado formal de trabalho.

A oficina será realizada no município de Cacoal sob orientação da artesã Cristiane Oliveira. O objetivo também é confeccionar biojoias para que sejam expostas em um desfile de modas a ser realizado no dia 11 de dezembro, no Porto Velho Shopping.

Para esta retomada de atividades presenciais em grupo, estão sendo respeitadas regras de distanciamento e uso de máscaras, buscando prevenir a transmissão do coronavírus.