capa guia liderancas

Fortalecer lideranças no enfrentamento de doenças negligenciadas e infecciosas é um trabalho realizado pela NHR Brasil nos últimos anos. Em 2018, a organização deu início a cursos de formação voltados para este público. No contexto da pandemia, a estratégia está sendo realizada na modalidade virtual e conta com o Guia do Curso de Formação e Fortalecimento de Lideranças.

O material de apoio foi lançado para uso das lideranças que integram os módulos de 2021. Em mais uma edição, o curso é promovido para formar espaços criativos e de reflexões, oportunizando discussões coletivas e novas ideias para fortalecer as lutas das pessoas acometidas pelas doenças infecciosas, como hanseníase, doença de Chagas, leishmanioses, esquistossomose, tuberculose e hepatites virais.

Para além do uso no curso, a NHR Brasil disponibiliza o material para outras lideranças, organizações da sociedade civil, movimentos sociais, pesquisadores e pessoas interessadas em multiplicar estas experiências ou replicar estratégias.

O guia foi construído por membros da equipe da NHR Brasil em colaboração com organizações e órgãos parceiros: Ministério da Saúde, Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi), Médicos Sem Fronteiras (MsF), Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) e Laboratório de Audiovisual Científico (LABACIÊNCIAS).

Acesse aqui o Guia do Curso de Formação e Fortalecimento de Lideranças

Em 2021, os módulos do curso são realizados nos meses de agosto, setembro e outubro em plataforma virtual. Nos dias 24 e 25 de outubro, os participantes são também convidados a integrar o Fórum Social para Enfrentamento de Doenças Negligenciadas e Infecciosas, espaço de mobilização e articulação de lideranças e movimentos vinculado desde 2016 à programação do Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (MedTrop).