logo lideranças 2021 alteracao

A iniciativa será realizada em três módulos entre os meses de agosto e outubro

A NHR Brasil promove, a partir de agosto, um novo ciclo de formação do Curso de Fortalecimento de Lideranças com módulos virtuais até o mês de outubro. As atividades são voltadas para movimentos sociais, organizações da sociedade civil e líderes no enfrentamento das doenças infecciosas e negligenciadas no Brasil.

No cenário da pandemia, os encontros foram adaptados para a modalidade online, buscando envolver novas pessoas identificadas para participar de três módulos. O objetivo do curso é promover o exercício pleno da cidadania na luta por acesso a direitos sociais, além de fortalecer o protagonismo das lideranças de diversos estados do País. A participação é restrita a convidados previamente identificados pela NHR Brasil.

Em 2021, o curso tem início no dia 12 de agosto com uma aula inaugural, das 15h às 17 horas, trazendo uma conversa sobre a importância das lideranças para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) e para o fortalecimento de políticas públicas direcionadas para doenças infecciosas e negligenciadas. Ainda neste mês de agosto, o primeiro módulo do curso será realizado com cinco encontros entre os dias 18 e 27.

O ciclo de formação tem continuidade com o segundo módulo em setembro (entre os dias 8 e 22) e com o terceiro módulo (entre os dias 6 e 22), com cinco encontros cada. O curso terá encerramento com a participação da nova turma no Fórum de Enfrentamento das Doenças Infecciosas e Negligenciadas, a ser realizado nos dias 24 e 25 de outubro, vinculado à realização do 56º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical - MedTrop Play 2021.

O fortalecimento de lideranças é uma atividade promovida pela NHR Brasil desde 2018, envolvendo grupos de líderes em módulos presenciais realizados em Recife, Belo Horizonte e Fortaleza. Para o ano de 2021, foram articuladas novas metodologias para permitir a participação remota, bem como assistência para diminuir dificuldades de acesso ao ambiente online. 

Como nos anos anteriores, o processo de formação inclui a participação no Fórum, que é realizado com a parceria de diversas instituições para a promoção de um importante espaço de troca, discussão e articulação social. Assim como em 2020, o Fórum de Enfrentamento das Doenças Infecciosas e Negligenciadas será realizado em formato virtual.