programa pep sobral 2021

Equipe segue protocolos de segurança para evitar transmissão do coronavírus

 

Em Fortaleza e Sobral, o Programa PEP++ retoma as atividades presenciais de forma gradual. Desde a segunda quinzena de junho, o mapeamento de novos casos de hanseníase e a administração de medicamentos são ações realizadas nos dois municípios. Em julho, há previsão de retorno da abordagem de quimioprofilaxia com visitas domiciliares.

Nos meses de junho e julho, as atividades de mapeamento são realizadas por assistentes de pesquisa que já foram vacinados contra a Covid-19. Com o apoio de profissionais das unidades de saúde, é feita a coleta de informações dos casos de hanseníase diagnosticados após a paralisação de atividades presenciais do Programa PEP++ em 2020.

Com estes dados, o programa identifica novos casos e contatos a serem incluídos na pesquisa, além de planejar melhor as diferentes abordagens a nível territorial. Outra atividade realizada pelos assistentes de pesquisa é a administração de doses de rifampicina (suspensão oral) para contatos de hanseníase como uma abordagem preventiva.

Estas doses têm sido administradas em visitas domiciliares a crianças e adolescentes. Também estão sendo visitadas as pessoas que, em 2020, não tomaram o medicamento por critérios de exclusão temporária, como em caso de gestantes e pessoas em uso de antibióticos específicos. Até a última semana, três doses haviam sido administradas em Sobral e 18 doses em Fortaleza.

programa pep sobral 2021 2

O Programa PEP++ é uma pesquisa multicêntrica que abrange ações no Brasil, na Índia e na Indonésia, países que concentram cerca de 80% dos casos de hanseníase no mundo. O estudo traz um regime de profilaxia pós-exposição (PEP), levando medicamento preventivo para os contatos de hanseníase sob maior risco de desenvolver a doença no futuro. O estudo é coordenado internacionalmente pela NLR e financiado pela Loteria Nacional Holandesa.

Segurança

No Brasil, mais membros da equipe estão aptos a retomar os trabalhos presenciais em Fortaleza e Sobral após 22 dias da vacinação dos assistentes de pesquisa contra Covid-19. A visita às casas das pessoas incluídas no estudo clínico inclui procedimentos para evitar a transmissão do coronavírus.

Antes de entrar na casa, os assistentes de pesquisa borrifam álcool na sola dos calçados e higienizam as mãos e os equipamentos que serão utilizados na abordagem. Todos fazem uso de máscaras PFF2, que permitem total vedação do ar para evitar a entrada e a saída de partículas.

As pessoas que estão na casa são orientadas a usar suas máscaras durante a visita, e apenas a pessoa que toma o medicamento pode retirar a máscara no momento de ingerir o medicamento. As equipes levam máscaras descartáveis para fornecer às pessoas da casa quando elas não possuem máscaras.

Abordagens

Em março de 2020, o Programa PEP++ foi oficialmente lançado no Brasil em contexto anterior à suspensão de atividades presenciais por causa da pandemia. Com a redução dos números de casos de Covid-19 no segundo semestre de 2020, visitas domiciliares e atividades em unidades de saúde foram retomadas. O trabalho presencial foi mais uma vez paralisado com a segunda onda de casos no Ceará, entre dezembro de 2020 e maio de 2021.

Em junho e julho de 2021, o planejamento das atividades é retomado seguindo o relaxamento das restrições de circulação, conforme decisões publicadas pelo Governo do Ceará. Em Fortaleza e Sobral, as abordagens do Programa PEP++ serão continuadas com visitas domiciliares para administração de quimioprofilaxia.

Também serão retomados os planejamentos de encontros com gestores da saúde e atividades educativas sobre hanseníase em articulação com diversos atores, como profissionais de saúde, unidades de saúde e equipamentos sociais.