pit stop hanseniase rondonia

Orientações sobre a hanseníase e entrega de materiais educativos foram as atividades realizadas em Porto Velho em alusão ao Dia Estadual de Mobilização para Controle da Hanseníase. Em Rondônia, a data é celebrada no dia 7 de julho.

Profissionais de saúde, participantes do grupo de autocuidado e pacientes do Hospital Santa Marcelina fizeram pit stop em três pontos da cidade para levar informações ao público. Para a atividade, os participantes usaram máscaras e seguiram regras para evitar a transmissão do coronavírus.

O “pit stop” da hanseníase foi um momento de muita alegria para as pessoas que estavam há um tempo sem atividades presenciais, comentou Cleumar Nascimento, enfermeiro do Hospital Santa Marcelina. A atividade teve apoio da NHR Brasil e Instituto Escolar Somos Brasileiros (IESB).

Dentre os objetivos, a ação educativa buscou a divulgação em massa de informações corretas sobre a hanseníase para romper com concepções equivocadas sobre a doença. A atividade buscou alcançar pessoas que circulavam de carro pelas vias da cidade, dado o contexto de menor procura aos serviços de saúde durante a pandemia de Covid-19.

Conforme informações do Hospital Santa Marcelina, referência estadual para o controle da hanseníase, foram encontrados 351 casos novos da doença no ano de 2020 em Rondônia. Deste total, 13 casos foram diagnosticados em crianças, fator que indica um alto risco de transmissão.

Houve diminuição de casos novos em Rondônia em comparação com o ano de 2019, quando houve registro de 460 novos casos. No entanto, é necessário considerar o impacto da pandemia nos dados de 2020, ano em que as atividades para detecção de casos foram prejudicadas.