Imagem principal João

 

A importância de combater o estigma e desmistificar a hanseníase foram abordados no poema “De dentro pra fora”, que conquistou o 2º lugar na categoria Literária do Concurso Cultural NHR Brasil. Criada pelo jornalista João Araújo, de 38 anos, a obra foi produzida com o objetivo de falar sobre a hanseníase de forma clara e contribuir para transformar a realidade das pessoas acometidas pela doença.

Ao descobrir o edital da premiação por meio do grupo de teatro do qual faz parte, João viu no concurso a oportunidade de conhecer mais sobre a hanseníase e expressar seu ponto de vista sobre o assunto. Considerando o que aprendeu na escola e na produção de matérias jornalísticas, ele já possuía um nível de conhecimento considerável sobre os aspectos clínicos e sociais da doença.

Mesmo assim, a criação do poema provocou no jornalista a necessidade de realizar uma pesquisa aprofundada sobre a hanseníase. Entre as reportagens que leu e os vídeos de depoimentos que assistiu durante o processo de pesquisa, o que mais chamou a atenção do autor foi o preconceito histórico, que perdura até os dias atuais, contra pessoas acometidas pela doença.

Para ele, precisar pesquisar mais sobre a hanseníase gerou incômodo. Foi assim que percebeu o quanto a doença é pouco conhecida na sociedade. Ele então somou o que já sabia com as novas informações. O resultado é o poema que você confere abaixo.

 

De dentro pra fora
É de dentro pra fora
E muitas vezes só dentro
as marcas sutis demoram
pra mostrar que é preciso tratamento
É na pele, no tato,
nos olhos, é no sistema
nem sempre se mostra
e nem sempre sintoma
Mas não é invencível
e nem tanto invisível
não é intocável
não é condenável
não é!
É preciso informação,
humanidade, empatia,
disponibilidade real
de aprender, de olhar através
superar a autocensura
porque a Hanseníase tem cura!

 

Imagem secundária João

 

O desafio não veio somente da necessidade de pesquisar sobre a doença, mas também do gênero textual escolhido para participar do concurso. Ao longo de sua carreira, João sempre teve mais familiaridade com crônicas e outros textos jornalísticos, mas enxergou a premiação como uma oportunidade de inovar e se desafiar na linguagem poética.

Confira no vídeo abaixo o depoimento de João sobre a participação no concurso.

Acompanhe o nosso site e as nossas redes sociais para conhecer os outros trabalhos premiados na primeira edição do Concurso Cultural NHR Brasil.