finalistas concurso cultural nhr brasil

 

A NHR Brasil divulga a relação de trabalhos finalistas do primeiro Concurso Cultural promovido pela organização. Os 12 trabalhos pertencem às categorias Literária e Artes Visuais, com resultados finais a serem divulgados em live no dia 18 de junho, com transmissão no Youtube da NHR Brasil a partir das 17 horas.

O concurso recebeu produções artísticas que traziam a hanseníase como tema, estimulando a utilização de diversas linguagens e a participação do público de todo o Brasil. Ao todo, foram 74 inscrições representando todas as regiões do País.

Conheça os finalistas nas listas abaixo, conforme ordem alfabética dos títulos dos trabalhos:


CATEGORIA LITERÁRIA

“Caminho em silêncio” - Poema de Ariane Marcele Nery Lázaro (Poços de Caldas/MG)

“Cartografias do corpo” - Conto de Cléber de Lima Franco Tasquin (São Paulo/SP)

“De dentro pra fora” - Poema de João Luiz de Araújo Silva (Poços de Caldas/MG)

“Do Pira ao HEERFRA: Enfim Cura!” - Poema de Ivan Aparecido Pimentel (Itu/SP)

“Não é o fim” - Poema de Isabela Almeida de Mello (Rio de Janeiro/RJ)

“Revestidos de esperança” - Poema de Brunna Francisca de Farias Aragão (Recife/PE)


CATEGORIA ARTES VISUAIS

“A empatia já é um remédio” - Ilustração de Alessandra de Moura Silva Claro (Campo Grande/MS)

“A informação” - Ilustração de Ariane Pereira Santos (Ribeirão Preto/SP)

“Em busca” - Pintura de Maria Eduarda Curvelo (Rio de Janeiro/RJ)

“Hanseníase tem tratamento e cura” - Vídeo de Kimberly Keller Chaves dos Santos (Jaboatão dos Guararapes/PE)

“Pedaços” - Vídeo de Francisco Faustino Pinto (Juazeiro do Norte/CE)

“Você sabe o que é hanseníase?” - Vídeo de Júlia Carvalho Riffald (Niterói/RJ)


Serão premiados os três primeiros colocados de cada categoria. Os trabalhos foram avaliados pela Comissão Julgadora, que observou critérios como relevância e adequação ao tema, qualidade técnica, originalidade e criatividade, aspectos éticos e correção das informações.

 

Conheça os membros da Comissão Julgadora:

Geraldo Cosmo, ator, palhaço, encenador e produtor cultural, com experiência no teatro há 38 anos. É servidor da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Camaragibe, arte-educador, agente de saúde, supervisor de campo e técnico em análises clínicas.

Reinaldo Bechler, doutor em História Contemporânea pela Universität Würzburg e pós-doutor em História da Ciência pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É diretor executivo da DAHW Brasil, uma das organizações que representam a Federação Internacional de Associações de Combate à Hanseníase (ILEP) no Brasil.

Sacha Nogueira, mestre em Enfermagem e doutora pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É professora na UFC e orientadora da Liga Acadêmica em Doenças Estigmatizantes (Lades/UFC), atuando principalmente nos temas de saúde pública, hanseníase e tuberculose.

Talles Azigon, poeta, produtor cultural, editor, mediador de leitura e curador de eventos literários. Foi um dos fundadores da Editora Substânsia, editora cearense independente com mais de 35 títulos publicados. Criou também a Livro Livre Curió Biblioteca Comunitária. Foi Secretário Geral do Conselho de Políticas Culturais de Fortaleza, representando o segmento Literatura no biênio 2013/2014.

 

A NHR Brasil agradece a todos os participantes do concurso. No início da próxima semana, a organização fará contato por e-mail com os finalistas para orientações sobre a participação na live de premiação.