grupo autocuidado reuniao

Foto de uma reunião de grupo de autocuidado realizada em 2018

A atuação dos Grupos de Autocuidado (GACs) para o acolhimento e bem-estar mental de pessoas acometidas pela hanseníase foi uma das estratégias listadas no Portfólio de Práticas Inspiradoras em Atenção Psicossocial. Partindo de experiências originárias de vários campos do saber, a produção elenca potenciais abordagens psicossociais inclusivas para o cuidado de usuários da Atenção Básica à Saúde.

Lançado nesta quarta-feira, 7 de abril, o portfólio é resultado da pesquisa “Desafios para a saúde mental na atenção básica: construindo estratégias colaborativas, redes de cuidado e abordagens psicossociais na Estratégia de Saúde da Família". A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Escola Politécnica Joaquim Venâncio (EPSJV), vinculada à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e organizações, unidades de saúde e universidades envolvidas na causa.

A NHR Brasil, que atua na implementação participativa e sustentável de grupos de autocuidado em diferentes estados brasileiros, compartilhou experiências e relatos para a elaboração do portfólio. Por contribuírem para o acolhimento, a redução de estigma e o bem-estar mental de pessoas acometidas pela hanseníase e outras doenças tropicais negligenciadas, os GACs apresentam grande potencial como estratégia de atenção psicossocial.

Os efeitos e resultados apresentados pela abordagem são encorajadores. A iniciativa já alcançou 3.588 pessoas, entre aquelas acometidas pela hanseníase, familiares e profissionais de saúde. Já do ponto de vista qualitativo, aqueles alcançados pelos GACs passaram a executar o autocuidado e participar ativamente na comunidade, como resultado do acolhimento e do empoderamento individual.

Para Rejane Almeida, Assessora Técnica da NHR Brasil, a inclusão das ações dos grupos de autocuidado no portfólio é uma oportunidade para divulgar os resultados e reafirmar a importância dessa abordagem. “Fortalecendo esta iniciativa, espera-se assegurar o reconhecimento dos GACs como uma atividade importante dentre as ações de combate à hanseníase e suas sequelas”, declara.