comite consultivo programa pep 2021

O primeiro encontro de 2021 do Comitê Técnico Consultivo do Programa PEP++ foi realizado de forma virtual no dia 30 de março. Os membros do Comitê se reúnem duas vezes por ano, auxiliando na análise e monitoramento das atividades do programa e fornecendo aconselhamento técnico e ético para a equipe gestora do programa.

O Comitê acompanha o programa desde as primeiras articulações no Brasil, com membros que estiveram envolvidos desde o primeiro seminário realizado em novembro de 2017, em Brasília. O Programa PEP++ traz uma ampla abordagem para os municípios de Fortaleza e Sobral, com regime de profilaxia aprimorada pós-exposição para contatos sociais de pessoas diagnosticadas com hanseníase.

A pesquisa acontece no Brasil, na Índia e na Indonésia, com coordenação internacional da NLR e financiamento da Loteria Nacional Holandesa (NPL).

No Brasil, o Comitê Técnico Consultivo do programa inclui representantes de universidades, de parceiros e órgãos envolvidos na execução do programa, de organizações e movimentos sociais de enfrentamento da hanseníase, de pessoas acometidas pela hanseníase e do Ministério da Saúde.

Atualizações

No encontro de 2021, detalhes sobre a condução do estudo Conhecimentos, Atitudes, Práticas e Percepções Relativos à Hanseníase em Áreas Hiperendêmicas do Brasil (CAPP-Hans) foram apresentados pela pesquisadora responsável Jaqueline Caracas. O estudo foi realizado nas cidades de Fortaleza e Sobral entre novembro de 2018 e setembro de 2019, devendo ser repetido posteriormente para comparação dos resultados.

Virginia Fernandes, pesquisadora principal do PEP++ no Brasil, apresentou marcos regulatórios do ensaio clínico, avanços nos protocolos de pesquisa e o papel da Unidade de Pesquisa Clínica do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC-UFC) no suporte ao programa. A exposição também abordou a criação do Comitê de Análise de Eventos Adversos e os fluxos estabelecidos para este acompanhamento contínuo.

Os membros do Comitê também foram atualizados sobre os avanços e desafios atuais do programa no Brasil. Os detalhes foram apresentados por Aymée Medeiros, coordenadora do Programa PEP++ no Brasil, que forneceu informações sobre mapeamento participativo, abordagem da quimioprofilaxia, critérios de inclusão e exclusão do estudo, gestão de dados, fluxos para imunização de contatos com a vacina BCG e articulações para atendimento de casos suspeitos.

Discussão e contexto atual

A equipe gestora do Programa PEP++ também apontou as alternativas encontradas para continuar com as atividades durante a pandemia, como momentos virtuais para formação dos assistentes de pesquisa e abordagens dos contatos de hanseníase a partir de novembro de 2020, com a mudança para abordagens por telefone a partir da piora do cenário epidemiológico da Covid-19.

Os membros do Comitê parabenizaram os esforços do programa frente a um cenário desafiador e buscaram saber mais detalhes sobre alguns pontos, como controle dos contatos imunizados com BCG, acompanhamento por telemedicina e alternativas para as ações educativas planejadas pelo programa. O encontro também contou com as recomendações e aconselhamentos dos membros para o futuro das atividades.

Eventos científicos

Um dos pontos apresentados na reunião foi a participação do Programa PEP++ e seus representantes em eventos científicos, como a apresentação de trabalhos nos Encontros Universitários da Universidade Federal do Ceará (UFC) e o debate sobre quimioprofilaxia no 11º Simpósio Brasileiro de Hansenologia.

 

siovdin pep 2021

 

No dia 26 de março, o Programa também foi apresentado no I Seminário Internacional Online sobre Vulnerabilidade e Doenças Infecciosas Negligenciadas (SIOVDIN). As estratégias de quimioprofilaxia no Brasil foram discutidas Aymée Medeiros, coordenadora do Programa PEP++, e Eliane Ignotti, que coordenou o projeto PEP-Hans.

O evento teve transmissão gratuira no Youtube e foi organizado pelo Grupo de Pesquisa Vulnerabilidades e Doenças Negligenciadas (GP-VDN), pela Escola de Enfermagem (EENF) e pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL).