Episódio 2

 

O segundo episódio da série de podcasts Zero Preconceito fala sobre como o estigma pode atrapalhar os esforços para controlar a doença. Para abordar o tema, a NHR Brasil conversou com Sacha Nogueira, professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará (UFC) e coordenadora da Liga Acadêmica em Doenças Estigmatizantes (Lades).

O episódio traz também relatos reais de pessoas acometidas na voz de Francilene Mesquita, voluntária do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) no Piauí.

A série surgiu da união de organizações membros da Federação Internacional de Associações de Combate à Hanseníase (ILEP) no Brasil - NHR Brasil, BRASA e DAHW Brasil - com o objetivo de seguir dando visibilidade ao tema da hanseníase no Janeiro Roxo, mês de conscientização sobre a doença. Serão seis episódios sobre desafios e soluções para enfrentar o preconceito e a discriminação contra pessoas acometidas pela hanseníase.

Confira aqui o episódio #2 - Como o preconceito prejudica o controle da hanseníase: 

 

Usuários do Spotify também podem acompanhar a sequência de episódios em uma playlist unificada. O material também está disponibilizado na plataforma SoundCloud, que permite o download dos arquivos. Confira abaixo: 

O próximo episódio será lançado pela BRASA no dia 5 de fevereiro, com uma reflexão sobre palavras que reforçam o estigma na hanseníase.