divulgacao janeiro roxo mossoro 3

Campanha será lançada em evento virtual no dia 22 de janeiro

As ações do Janeiro Roxo na cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte, contarão com uma campanha virtual para busca ativa e diagnóstico da hanseníase. Com lançamento virtual, a mobilização terá um misto de atividades remotas e presenciais para marcar o mês de enfrentamento da hanseníase na cidade.

No dia 22 de janeiro, será realizada uma live para os profissionais de saúde do município, trazendo um momento de capacitação sobre os sinais e sintomas da hanseníase e detalhes da campanha, que ocorre até o dia 5 de fevereiro. O evento virtual será transmitido no canal do Youtube da NHR Brasil a partir das 8 horas.

A mobilização vem de uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da NHR Brasil, por meio do projeto IntegraDTN++.

Na campanha, os médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, membros da SBD e profissionais do Centro Clínico Professor Vingt-Un Rosado (PAM do Bom Jardim) estarão em comunicação constante por meio de um grupo de WhatsApp.

Até o início de fevereiro, haverá busca ativa de lesões de pele entre usuários das unidades básicas de saúde e entre contatos de hanseníase. Os casos suspeitos serão discutidos pelo grupo virtual, com triagem de casos feita pelos dermatologistas e agendamento de consultas presenciais para o dia 5 de fevereiro no PAM do Bom Jardim.

O dia 5 de fevereiro marca o Dia do Dermatologista. Nesta data, as consultas no centro clínico serão conduzidas por seis dermatologistas voluntários da SBD, atendendo até 72 casos suspeitos após a busca ativa da campanha.

Confira íntegra do vídeo de evento da campanha: