moacir zini

 

Com imenso pesar, a NHR Brasil comunica o falecimento de Moacir Antônio Zini, que atuou como liderança e presidiu a primeira associação de pessoas com leishmaniose no Brasil. Após 49 dias internado por infecção nas lesões e diversas complicações, Moacir Zini faleceu na última quarta-feira, 9 de dezembro.

Convivendo com a leishmaniose por mais de duas décadas, Moacir apresentava a forma cutânea difusada doença, considerado um caso raro e sem cura. Ele participou desde a primeira edição do Fórum de Enfrentamento de Doenças Infecciosas e Negligenciadas, realizada em Maceió no ano de 2016.

Em 2017, ele foi escolhido para fazer a leitura da primeira carta elaborada pelo Fórum, em pronunciamento feito na abertura do Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (MedTrop) para dar voz às reivindicações dos participantes por acesso à saúde e aos direitos sociais.

Moacir era reconhecido como uma liderança no município de Ipiranga do Norte, no Mato Grosso, articulando gestores e pessoas acometidas e participando de importantes espaços de discussão, como a I Conferência Livre de Vigilância em Saúde.

Em setembro de 2018, Moacir conseguiu alcançar um grande objetivo de vida ao fundar a Associação Brasileira de Portadores de Leishmaniose (ABRAP-Leish). Este marco foi conquistado com apoio da esposa, Talita Zini, do Fórum e do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan).

A associação sem fins lucrativos foi fundada para promover educação voltada para a prevenção, diagnóstico precoce, tratamento, reabilitação, informação e outras medidas relacionadas à cidadania e à reintegração social das pessoas acometidas. Também tinha por objetivo auxiliar na investigação de focos da leishmaniose e advogar por recursos e políticas públicas.

Moacir também participou dos módulos do Curso de Fortalecimento de Lideranças, promovido pela NHR Brasil para diversas pessoas acometidas à frente de movimentos e organizações para enfrentar as doenças negligenciadas no Brasil.

A NHR Brasil se solidariza com familiares, amigos e colegas neste momento de dor e expressa as mais sinceras condolências diante desta perda.