cinco anos gac santa marcelina

O grupo é conduzido pela equipe do Hospital Santa Marcelina em parceria com a NHR Brasil

 

O grupo de autocuidado do Hospital Santa Marcelina de Porto Velho comemorou cinco anos de existência na última semana de novembro. Participantes e profissionais da unidade celebraram a data com atividade ao ar livre e número reduzido de pessoas para permitir a prática do distanciamento social.

Sem reuniões desde fevereiro, alguns participantes puderam se reencontrar e participar de momentos de relaxamento, com serviços de maquiagem e massagem.

A festa marcou também cinco anos de parceria com a NHR Brasil, que oferece suporte técnico e financeiro às atividades do grupo desde 2015. Em Rondônia, o Hospital Santa Marcelina de Porto Velho é uma referência estadual para hanseníase.

 

 

 

A unidade funciona no terreno da antiga Colônia Jayme Abem Athar, que foi criada durante o período de segregação de pessoas acometidas pela doença. Atualmente, a unidade é uma instituição filantrópica administrada pelas Irmãs Marcelinas, abrigando outros serviços além do atendimento da hanseníase, como tratamento de diabetes, cirurgias oftalmológicas em idosos e cirurgia geral em crianças.

O grupo de autocuidado da unidade é conduzido por uma equipe multiprofissional e é visto como referência de grupo inclusivo. A estratégia integra pessoas acometidas pela hanseníase, pacientes diabéticos e amputados da unidade.

Nas reuniões, os participantes se reúnem para atividades de autocuidado, socialização de suas experiências e oficinas diversas que levam ao aprendizado de novas habilidades. Assim, o grupo auxilia com a melhoria da autoestima, da qualidade de vida e da geração de renda para quem tem menos oportunidades no mercado de trabalho.

helena autocuidado santa marcelina

Algumas destas oficinas realizadas nos últimos anos incluíram habilidades de informática, confecção de sandálias customizadas, bonecas e vasos artesanais. Os participantes do grupo também foram incluídos nas oficinas de gastronomia e biojoias do projeto Reabilitação Socioeconômica.