acao educativa pep fortaleza

Atividade foi realizada na unidade básica de saúde Gutemberg Braun, em Fortaleza

 

Na manhã do dia 27 de novembro, assistentes de pesquisa do Programa PEP++ em Fortaleza conduziram ação de educação em saúde na Unidade Básica Gutemberg Braun, no bairro Vila Peri. A intervenção teve o objetivo de conscientizar os moradores sobre a hanseníase, informando as principais características da doença.

Além de apresentar elementos do Programa PEP++, os assistentes explicaram o que é a hanseníase, como ocorre a transmissão e como funciona o tratamento. Os pacientes também foram conscientizados sobre a importância do diagnóstico precoce e sobre a necessidade de ficarem atentos para reconhecer a doença assim que ela se manifestar.

A aposentada Cícera Silva, de 51 anos, conta que já teve contato com as atividades do Programa PEP++ na unidade e que, por isso, já sabia um pouco sobre a hanseníase. Ela ressalta, porém, que a ação desta manhã reforçou a necessidade de prestar atenção ao próprio corpo. Agora, Cícera relatou se sentir mais preparada para identificar os sinais e sintomas de hanseníase.