002

Representantes do Morhan Juazeiro do Norte, da equipe NHR Brasil e da Secretaria de Saúde de Araripe

 

As estratégias de educação permanente dos profissionais de saúde para a prevenção e detecção precoce da hanseníase foram o tema de visita técnica da NHR Brasil ao município de Araripe, situado na região do Cariri, a 536 quilômetros de Fortaleza. Resultados e possibilidades para um olhar mais atento à doença na rede pública foram debatidos em articulação com Francisco Faustino Pinto, coordenador do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) em Juazeiro do Norte.

Os frutos do curso de capacitação para profissionais da saúde foram apresentados à equipe da NHR Brasil, representada pelo diretor nacional Sidney Domingues e pela assessora técnica Rejane Almeida. A formação foi realizada no mês de junho, incluindo agentes comunitários de saúde, médicos, enfermeiros, cirurgiões dentistas e fisioterapeutas.

001

A visita técnica coincidiu com a comemoração do Dia do Agente Comunitário de Saúde, em programação que contou com a presença da secretária municipal de Saúde de Araripe, Ana Patrícia Guedes Araújo. A equipe da NHR se reuniu com a secretária e com o vereador João de Wilma para discutir ações no município.

As ideias para melhorias na abordagem da hanseníase também foram debatidas em visita ao Centro de Saúde Dr. Antônio Almino Sobrinho, com a proposta de levar a educação permanente aos profissionais da unidade.

Morhan

O Morhan Juazeiro do Norte é um dos nove projetos apoiados pela NHR Brasil em 2017. O suporte dado pela instituição tem ajudado o movimento a planejar ações de combate à hanseníase em uma região onde o tema não despertava interesse na população. Dentre os resultados compartilhados pelo projeto, estão os treinamentos de profissionais, inserção de material educativo nas comunidades, novas parcerias, melhoria no diagnóstico de novos casos e transporte de pacientes em estados reacionais para Centro de Referência.

Na região, pacientes de outros municípios com necessidades de órteses são atendidos em sapataria de Juazeiro do Norte graças à parceria articulada pelo movimento. O conhecimento sobre a doença também tem promovido maior busca da população pelos serviços de saúde e maior inserção do tema nas discussões do poder legislativo.