ods reabilitacao

Estratégia de Reabilitação Socioeconômica foi selecionada pelo GT Agenda 2030 e Instituto Democracia e Sustentabilidade e será apresentada no II Seminário Soluções Inovadoras 

 

O projeto Reabilitação Socioeconômica foi selecionado entre as dez soluções mais inovadoras no Brasil em 2020 com aplicação prática de um ou mais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Com o resultado, a NHR Brasil fará apresentação sobre o projeto no II Seminário Soluções Inovadoras, evento online a ser realizado no dia 6 de agosto e transmitido pelo Youtube a partir das 16 horas.

A lista tem representantes das cinco regiões do País e foi organizada pelo Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 (GT Agenda 2030) e Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS). As soluções foram selecionadas a partir de chamada pública com cerca de 100 projetos submetidos entre maio e junho de 2020.

O projeto Reabilitação Socioeconômica foi iniciado em parceria da NHR Brasil com a Agência Estadual de Vigilância Sanitária de Rondônia (Agevisa/RO), estimulando a geração de renda para pessoas acometidas pela hanseníase. Desde 2017, as pessoas alcançadas encontram novos caminhos após participarem de oficinas de gastronomia e bioartesanato.

Confira o documentário “Além da Hanseníase - Histórias de Esperança” com experiências do projeto

Nível de inovação, solidez da ideia, viabilidade operacional, articulação com atores, sustentabilidade financeira e capacidade de avaliação e monitoramento foram os critérios utilizados na seleção. Também foi analisada a contribuição para o alcance de um ou mais ODS, conforme definição pelos países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU).

Prêmios

As soluções contempladas receberão sessões de mentoria oferecidas em parceria com o programa Green Sampa, da ADE Sampa, e Sistema B, focando em problemas específicos vivenciados em cada iniciativa.

Representantes dos dez projetos participarão ainda de encontro com potenciais investidores e parceiros, fazendo também parte de uma publicação geral com o objetivo de gerar maior visibilidade para a sociedade em geral.

A iniciativa é coordenada pelo IDS e financiada pela União Europeia como uma das atividades do GT Agenda 2030, cujo objetivo é implementar a Agenda 2030 no Brasil.