miniatura doc hanseniase rondonia

 


Dos sentimentos presentes no diagnóstico até a convivência com as sequelas da hanseníase. Este percurso se revela nas falas de quem compõe o documentário Além da hanseníase - Histórias de esperança, lançado em junho de 2020 pela NHR Brasil.

Os relatos de vida mostram a mudança na trajetória de pessoas acometidas pela hanseníase que encontraram novas oportunidades de geração de renda. Superando as dificuldades de inserção no mercado de trabalho ou de continuar exercendo as mesmas funções, elas conquistam novos espaços a partir da gastronomia e do artesanato.

As histórias incluem angústias, dores e episódios de preconceito vivenciados por quem conviveu com a doença. E mostram que iniciativas simples podem promover uma realidade de novas possibilidades, com mais inclusão social e melhoria na autoestima.

 

 

O vídeo detalha as atividades do projeto Reabilitação Socioeconômica, iniciado no estado de Rondônia para participantes de grupos de autocuidado em hanseníase.

Trata-se de uma iniciativa executada pela Agência Estadual de Vigilância Sanitária de Rondônia (Agevisa/RO), com apoio técnico e financeiro da NHR Brasil, ensinando novas habilidades para que as pessoas envolvidas possam melhorar sua geração de renda. Desde 2017, foram ofertadas oficinas de gastronomia e de artesanato sustentável com produtos naturais da região.

O documentário foi produzido pela Casa4 Vídeos. As gravações foram realizadas em dezembro de 2019, durante oficina de beneficiamento de sementes no município de Monte Negro.

 

Data de publicação: 9 de junho de 2020