foto reunião fórum

Em encontros virtuais, integrantes do Fórum alinham estratégias e discutem próximos passos

Os tempos de isolamento social não impedem que as discussões sobre o Fórum Social Brasileiro para Enfrentamento de Doenças Infecciosas e Negligenciadas continuem. Nos meses de março e abril, foram realizadas duas reuniões virtuais para debater os próximos passos que podem fortalecer a agenda do Fórum.

O segundo encontro deste ano foi realizado no dia 22 de abril, reunindo virtualmente 15 integrantes de organizações não-governamentais (ONGs), associações, pessoas acometidas pelas doenças tropicais negligenciadas (DTN) e especialistas na área. Um ponto importante do debate foi o posicionamento das lideranças frente às consequências da pandemia para as pessoas acometidas pelas doenças negligenciadas.

Também foram discutidas as perspectivas para a realização do Fórum após o período de isolamento social. Ainda no encontro, foi apresentada uma análise do formulário de filiação ao Fórum, sob responsabilidade da Universidades Aliadas por Medicamentos Essenciais (UAEM). A busca é por pessoas ou organizações interessadas em assumir o protagonismo na organização do próximo encontro presencial.

O Fórum foi criado em 2016 durante o 52º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (MedTrop), com reuniões anuais deste então. Trata-se de um coletivo de pessoas acometidas, familiares, ativistas e ONGs com a missão de aglutinar saberes e fortalecer as lutas por direitos há décadas travadas pelos que vivem ou convivem com doenças infecciosas e negligenciadas, como a leishmaniose, a hanseníase e a doença de Chagas.

O Fórum luta para:

- Fortalecer os movimentos sociais e construir, pela via política, a eficácia do direito fundamental à saúde;

- Defender o Sistema Único de Saúde (SUS); 

- Promover e cobrar transparência dos atos públicos e políticas públicas que garantam acesso, prevenção, diagnóstico e tratamento; 

- Realizar ações mobilizadoras por meio da cidadania participativa, do controle social, da articulação em rede e da conscientização popular.

 

A agenda do próximo encontro será divulgada, com a expectativa de que mais lideranças e organizações participem e fortaleçam a realização do Fórum.

 

Data da publicação: 28 de abril de 2020