Suelem

No município, Suelem Monteiro é assistente da Coordenação da Atenção Primária na Secretaria Municipal da Saúde.

O fortalecimento de lideranças entre os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Sobral tem mostrado cada vez mais avanços em como a hanseníase é tratada nas comunidades que compõem o cenário da cidade.

As atividades lideradas pelos próprios ACS têm chamado a atenção dos moradores, que têm se mostrado mais receptivos para as ações de busca ativa de novos casos de hanseníase, informa Suelem Monteiro, assistente da Coordenação da Atenção Primária na Secretaria Municipal da Saúde.

Ela traz a percepção de que as pessoas abordadas demonstram estar mais atentas ao próprio corpo e aos sinais da doença. Segundo ela, as oficinas realizadas em parceria com a NHR Brasil desempenham um papel importante nesse acolhimento da população.

“Essa oficina que eles passaram, tratando somente hanseníase, foi muito rica e muito dinâmica, e agora eles estão muito mais sensíveis para a detecção de casos. Foi importante para que eles se sentissem capacitados o suficiente para realizar ações”, afirma Suelem.

Suelem comenta também que novos casos de hanseníase agora têm sido propriamente diagnosticados e em tempo hábil para que não haja sequelas.

Durante o Janeiro Roxo, campanha nacional de conscientização sobre a hanseníase, estão sendo realizadas 120 atividades, tais como Rodas de conversa, rodas de quarteirão e “sala de espera” (atividades com pessoas aguardando atendimento em unidades de saúde), organizadas pelos próprios Agentes. 

No ano de 2019, foram capacitados 239 agentes de saúde durante as 13 oficinas realizadas pelo Programa PEP++ em parceria com a secretária da saúde de Sobral.

Desta forma, a sensibilização promovida pelo programa PEP++ começa a resultar em mudanças na atitude destes profissionais em seus territórios.