WhatsApp Image 2019 11 08 at 09.52.23 1

O Encontro Estadual de Grupos de Autocuidado em Hanseníase realizou sua quarta edição em Rondônia, com atividades entre os dias 6 e 8 de novembro. O evento foi realizado em parceria do Hospital Santa Marcelina e a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa).

Palestras, troca de experiências e uma sessão de cinema integraram a programação. Na quinta-feira, os participantes do encontro foram ao cinema para ver o filme "Extraordinário", que conta a história do personagem Auggie Pullman e as dificuldades de aceitação social para uma criança com deformidades faciais.

WhatsApp Image 2019 11 07 at 17.35.54

Cerca de 50 pessoas participaram do encontro, com integrantes de grupos de autocuidado dos municípios de Porto Velho, Ouro Preto, Ariquemes, Vilhena, Monte Negro e Pimenta Bueno. "Neste encontro, estamos dando bastante voz aos pacientes, que têm dividido com o grupo tudo o que passaram. Tem sido tocante", comenta Cleumar Nascimento, coordenador do Grupo de Autocuidado Inclusivo Santa Marcelina.

No primeiro dia de evento, a psicóloga Luana Massotti conduziu a discussão sobre "O olhar da Psicologia dentro do Grupo de Autocuidado", ressaltando a importância do acompanhamento profissional para questões psicossociais das pessoas acometidas pela hanseníase. O estigma vivenciado por estas pessoas também foi um tema trabalhado no encontro.

Confira aqui mais fotos do encontro.

As atividades de encerramento do evento contaram com uma palestra sobre alimentação saudável, ministrada pela equipe de nutrição do Hospital Santa Marcelina, um debate sobre o filme assistido pelos participantes e também uma avaliação geral do encontro.