oficina jaibaras 006

Projeto busca promover a geração de renda para mulheres no distrito de Jaibaras

As receitas de biscoitos caseiros eram prontamente anotadas em folhas de papel no início da manhã. Logo chegaria a hora de aplicar cada uma das instruções e de modelar os biscoitos de polvilho, baunilha e chocolate. A atividade foi a primeira oficina de gastronomia oferecida à comunidade de Jaibaras (Sobral) no projeto Jaibaras Inclusivo.

A oficina teve a participação de 23 mulheres, reunidas no dia 6 de novembro em espaço cedido pela Igreja Batista Renovada de Jaibaras. Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE), o projeto propôs a atividade para estimular a geração de renda na comunidade.

“Quero começar a vender para melhorar a condição financeira. A maioria que está aqui tem baixa renda, o desemprego está grande. Levantar nossa chance de sustento é muito bom”, compartilhou Nancy Martins, de 52 anos. Moradora da localidade da Barragem, ela já busca uma renda extra com revenda de jóias e confecções.

Por participar das atividades da Igreja Batista, Nancy já conhecia as atividades do projeto Jaibaras Inclusivo e já havia participado de palestras sobre a hanseníase e sobre deficiências nas igrejas e em unidades de saúde. “Esse movimento veio para nos despertar. É muito bom para a comunidade”, avalia.

Confira a galeria de fotos da atividade

Para a estudante Keyt Fernandes, de 25 anos, a oficina foi o primeiro contato com o projeto. “Eu soube e me interessei, pois já faço bolos e quero sempre mais conhecimento”, explicou. Keyt teve também a oportunidade de tirar dúvidas sobre a melhor forma de calcular preços e de lidar com os clientes. “Foi uma ajuda grande, principalmente vindo de alguém que eu sigo nas redes sociais e admiro muito”, completou.

oficina jaibaras 009

A instrutora e confeiteira Bruna Reishoffer ofereceu diversas dicas práticas às participantes e compartilhou suas experiências de quando começou a trabalhar como cake designer. Durante as conversas, aconselhou as aprendizes a prezar pela qualidade dos produtos e a investir nos próximos passos a partir das primeiras vendas.

Plano de ação

As atividades seguem o plano de ação elaborado pela comunidade, que apontou necessidades de inclusão social. O projeto foi iniciado em 2018, mapeando e buscando compreender o território de Jaibaras e a situação de pessoas acometidas pela hanseníase e de pessoas com deficiências.

“É um retorno do projeto para a comunidade. Temos um compromisso com ela, que construiu conosco o projeto-piloto”, afirma Jocilânio Neves, coordenador da equipe interna do Jaibaras Inclusivo.

Dentre os próximos passos na parceria com o Senac, estão cursos com receitas de bolo e ação com cortes de cabelo. A intenção é também reativar uma feirinha de artesanato, doces e salgados que existia na localidade da Barragem há alguns anos, sendo esta uma das ideias levantadas também pelos moradores.

oficina jaibaras 001

“Esse é o primeiro momento. Vamos acompanhar este grupo de participantes, fazer visitas e incentivar a geração de renda”, detalha Jocilânio. O projeto Jaibaras Inclusivo é realizado em parceria da NHR Brasil com o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) em Sobral.

Na oficina, a estudante Nayara Gonçalves foi a primeira a aceitar o desafio de tentar executar uma receita de biscoito caseiro na frente de todos. “Eu nunca tinha feito nada, adorei a experiência. Agora vou tentar fazer em casa. É a hora de ir praticando para ver se dá certo. E se surgirem outros cursos, tenho muito interesse em participar”, comentou.