WhatsApp Image 2019 08 12 at 17.11.07

Conheça a reportagem vencedora do Prêmio NHR Brasil de Jornalismo na categoria Rádio

A série de reportagens “Hanseníase - Vários Olhares” foi a vencedora da segunda edição do Prêmio NHR Brasil de Jornalismo na categoria Rádio. Os materiais foram publicados nos dias 29, 30 e 31 de maio pelo Jornal Antares, do Piauí.

Através da série de reportagens, o jornalista Christhian Sousa se propôs a mostrar o isolamento  de pessoas que foram acometidas pela hanseníase no Brasil, que durou até meados de 1980, e que tipo de consequências esse isolamento teve na vida dessas pessoas ao entrevistar pessoas que viveram os períodos de isolamento e historiadores que resgatam as vivências das antigas colônias.

A segunda reportagem da série entrevistou a médica dermatologista Maria Eugênia Visk Gallo sobre o tratamento e a cura da hanseníase, além do número de casos no Brasil, que ocupa o segundo lugar no ranqueamento de países com maior número de pessoas acometidas pela doença.

Na última parte da série são abordadas as políticas públicas que favorecem as pessoas que foram acometidas pela hanseníase e também os trabalhos de prevenção que são desenvolvidos em todo o país, além de entrevista com Francilene Mesquita, coordenadora do MORHAN (Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas Pela Hanseníase).

Os resultados do Prêmio foram anunciados no dia 28 de julho durante cerimônia de abertura do MedTrop 2019. Confira aqui a relação de vencedores, incluindo as categorias Jornal/Revista, Especial Estigma, Mídia Online e TV.