Estigma

Conheça a reportagem vencedora do Prêmio NHR Brasil de Jornalismo na categoria Especial Estigma.

A reportagem “Na luta contra a Hanseníase, preconceito ainda é forte barreira” foi a vencedora da segunda edição do Prêmio NHR Brasil de Jornalismo na categoria Especial Estigma. De autoria da jornalista Ludimila Honorato, o material foi publicado no dia 31 de maio no E+ Estadão, portal de notícias vinculado ao jornal O Estado de São Paulo.

Mostrar que a falta de informação e de diálogo sobre a doença são algumas das barreiras enfrentadas no Brasil - o segundo país com o segundo maior número de casos da doença -  foi a proposta da reportagem.

A reportagem entrevistou pessoas que viveram a realidade do internamento compulsório nos antigos leprosários, que eram espalhados por todo o país para o tratamento de pessoas acometidas pela doença.

Além de contar a história de algumas pessoas que conviveram com a hanseníase, a reportagem mostra também como foi a reintegração no convívio social depois de muitos anos reclusos. Também foram abordados os percalços vividos após os momentos de angústia e sofrimento durante o isolamento.

Confira a reportagem“Na luta contra a Hanseníase, preconceito ainda é forte barreira”

Especial Estigma Foto

Os resultados do Prêmio foram anunciados no dia 28 de julho durante cerimônia de abertura do MedTrop 2019.Confira aqui a relação de vencedores, incluindo as categorias Rádio, Jornal/Revista, Mídia Online e TV.