forum dtn logo miniatura

Movimentos sociais e organizações debaterão o acesso à saúde e o desenvolvimento inclusivo. As inscrições são gratuitas.

A quarta edição do Fórum Social Brasileiro para Enfrentamento de Doenças Infecciosas e Doenças Negligenciadas será realizado no próximo domingo, 28 de julho, em Belo Horizonte. O evento reúne lideranças e representações de pessoas acometidas pelas doenças tropicais negligenciadas, como hanseníase, doença de Chagas, leishmaniose, hepatites e esquistossomose.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do e-mail vynaleite@gmail. O evento ocorre entre 8h30 e 17 horas, na sede da Universidade Federal de Minas Gerais - Campus Pampulha.

O encontro discutirá as demandas comuns de acesso à saúde e desenvolvimento inclusivo, sendo uma das atividades que antecedem o 55º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (MedTrop), realizado em Belo Horizonte entre 28 e 31 de julho.

A programação do Fórum também está vinculada ao 4º Encontro Brasileiro de Movimentos Sociais de Luta Contra Doenças Negligenciadas. A NHR Brasil é uma das organizações à frente do Fórum, que também conta com a articulação da Iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi) e Médicos Sem Fronteiras (MSF).


Lideranças

Outra iniciativa realizada pela NHR Brasil é o curso de Fortalecimento de Lideranças, com o segundo módulo ministrado entre os dias 26 e 28 de julho. A formação é voltada para o empoderamento de organizações e movimentos sociais para a atuação em defesa dos direitos das pessoas acometidas pelas doenças negligenciadas no País.

002

Primeiro módulo do curso de Fortalecimento de Lideranças, realizado em 2018 


O Fórum Social é uma das atividades incluídas no curso, que será ministrado para 20 pessoas, representando organizações e movimentos dos estados do Ceará, Bahia, Piauí, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Mato Grosso e o Distrito Federal.

Os participantes do Fórum e do curso de Lideranças também estarão presentes na cerimônia de abertura do MedTrop 2019, onde deve ser feita a leitura da carta de reivindicações produzida durante o Fórum.


História


A primeira edição do Fórum foi realizada em 2016, com a organização de pessoas acometidas pelas doenças representadas, movimentos sociais, profissionais de saúde, pesquisadores e organizações nacionais e nacionais.

forum grupo

Participantes do Fórum Social de 2018, em Recife 

 

Neste primeiro momento, foi elaborada a Carta de Maceió - cidade onde foi promovido o encontro. O documento fez a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e do fortalecimento de ações para enfrentar as doenças infecciosas e negligenciadas.

Nas edições seguintes do Fórum, foram elaboradas a Carta de Cuiabá (2017) e Carta de Recife (2018), expressando os desejos coletivos para a melhoria do diagnóstico, tratamento e do acesso às políticas públicas de saúde.

Data de publicação: 22 de julho de 2019