estudos001


Estão abertas até o dia 25 de janeiro as inscrições para o Curso Livre de Boas Práticas Clínicas com foco na abordagem de ensaios clínicos. O curso será realizado entre os dias 6 e 8 de fevereiro, na unidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Ceará. Os interessados devem enviar currículo e carta de intenções, além de realizar inscrição no site da Fiocruz.

O curso é aberto a pessoas com formação na área das ciências da saúde e humanas (nível de graduação e pós-graduação) interessados em desenvolver ou colaborar com pesquisas clínicas em seres humanos. 

Os conteúdos abordam temas vinculados à bioética aplicada à pesquisa em seres humanos, incluindo conteúdos sobre consentimento informado dos participantes de pesquisas, direitos da pessoa natural e aspectos analisados nos comitês de ética em pesquisas em seres humanos. Outro eixo trabalhado analisa a legislação e regulatórios, abrangendo práticas e guias nacionais e internacionais sobre ensaios clínicos.

O curso é coordenado pelas pesquisadoras Ivana Cristina Barreto, vinculada à Fiocruz Ceará, e Ximena Illarramendi, vinculada à Fiocruz Rio de Janeiro e pesquisadora principal do projeto Interrupção da transmissão do Mycobacterium leprae: PEP++ no Brasil.

Acesse o link para realizar as inscrições e saber mais detalhes.

Data de publicação: 24 de janeiro de 2019