001

Iniciativa é uma articulação da Prefeitura de Juazeiro do Norte, Morhan, Ministério da Saúde e NHR Brasil. Imagem: Prefeitura de Juazeiro do Norte

O Mutirão da Pele encerra a semana de atividades do projeto Juazeiro Livre de Hanseníase, realizado na cidade cearense de Juazeiro do Norte desde o dia 26 de novembro. Marcado para o sábado, 1º, o mutirão terá médicos atendendo a população com manchas e suspeita de hanseníase no Centro de Assistência Social (CRAS) do bairro João Cabral.

A semana de atividades busca fortalecer o trabalho integrado no município para enfrentar a hanseníase. A iniciativa é uma articulação conjunta da Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro do Norte, do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), do Ministério da Saúde e da NHR Brasil.

Confira reportagem sobre a atividade na TV Verde Vale

Além de palestras sobre a história da doença e os direitos e deveres das pessoas atingidas, as atividades contaram com treinamentos para profissionais de saúde que atuam no município. Estudos de caso e capacitações envolveram agentes comunitários de saúde (ACS), médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas e assistentes sociais. A sensibilização visa contribuir para descentralizar o atendimento, capacitando os ACS para a busca ativa de casos nas comunidades e as unidades básicas de saúde para receber e tratar as pessoas diagnosticadas.

Com informações da Prefeitura de Juazeiro do Norte