Publicado em 4 de outubro de 2018

sobral 004

Nas cidades de Sobral e Juazeiro do Norte, iniciativas piloto buscam promover inclusão para pessoas com deficiências e pessoas atingidas pela hanseníase.

A mobilização de lideranças locais, serviços de saúde, organizações sociais e membros das comunidades marca o início das atividades do projeto de Desenvolvimento Inclusivo nos municípios de Sobral e Juazeiro do Norte, no Ceará. O objetivo é construir projetos para identificar necessidades e desafios para pessoas atingidas pela hanseníase e pessoas com deficiência em territórios específicos das duas cidades. As atividades tiveram início em 2018, com projetos a serem desenvolvidos até 2022.

Em Sobral, a área escolhida para receber o projeto é o distrito de Jaibaras, localizado na zona rural. Com a proposta de construir as atividades em conjunto com a comunidade, as primeiras articulações envolveram conversas com a população em visitas às residências, igrejas, escolas, além de divulgação em rádios locais e televisão, em julho deste ano.

sobral 008

A oficina de Etapa 1 do projeto Jaibaras Inclusivo reuniu 29 membros da comunidade para apresentar o projeto e iniciar o mapeamento de instituições e grupos que podem ajudar a promover mudanças no território. Os participantes tiveram um momento de conversa sobre o estigma associado às pessoas atingidas pela hanseníase e às pessoas com deficiência na comunidade. Eles foram convidados a refletir sobre estratégias para combater o preconceito e atitudes negativas conversadas no grupo.

Também em Juazeiro do Norte foi realizada a oficina de Etapa 1 do projeto, que será realizado no bairro João Cabral. O objetivo é conseguir superar os contextos de vulnerabilidade social, ajudando a comunidade a lutar por melhores condições de mobilidade, inclusão social e acesso aos direitos da pessoa com deficiência. Para o ano de 2018, também são realizadas atividades de sensibilização e educação sobre a hanseníase para as comunidades.

juazeiro 001

Nos dois municípios, a NHR Brasil atua como facilitadora da implantação dos projetos em parceria com os núcleos do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan). A estratégia é conduzida pela NHR Brasil em alinhamento com o Programa Prioritário Chave (Key Priority Program) da Netherlands Leprosy Relief (NLR) para a elaboração de projetos de Desenvolvimento Inclusivo para Pessoas com Deficiência.

Desde 2017, a NHR Brasil está inserida nas discussões do programa, incluindo visitas e discussões baseadas no modelo de vilas acessíveis para pessoas com deficiência e hanseníase no Nepal