Publicado em 17 de setembro de 2018

008

A segunda edição da Round Table Meeting foi realizada em Fortaleza e Recife, com discussões de planejamento e visita aos projetos apoiados em Pernambuco.

As cidades de Fortaleza e Recife receberam, na segunda semana de setembro, os representantes da Netherlands Leprosy Relief (NLR) e dos cinco escritórios internacionais da organização holandesa para a reunião do Round Table. O evento ocorre duas vezes ao ano como encontro de planejamento conjunto e aprendizados entre as organizações apoiadas: NHR Brasil, NLR Moçambique, NLR Índia, NLR Indonésia e NLR Nepal.

A discussão de ideias e diretrizes para formar a Aliança NLR esteve no foco dos três primeiros dias da reunião, realizada em Fortaleza entre 11 e 13 de setembro. Juntos, os escritórios representados debateram modelos de governança, missão e outros elementos básicos para que os países representados possam atuar no combate à hanseníase como organizações nacionais sustentáveis.

005

Os diretores e a equipe da NLR também analisaram os planos anuais com os quais cada país deve trabalhar em 2019, compartilhando sugestões e propondo ajustes para o planejamento de ações dentro das quatro linhas prioritárias da NLR: quebra da cadeia de transmissão da hanseníase, abordagens integradas para prevenção de deficiências, desenvolvimento inclusivo e combate ao estigma.

Atividades de campo

A programação teve sequência com visitas aos projetos apoiados pela NHR Brasil em Pernambuco. Em Recife, o grupo conheceu a experiência do grupo de autocuidado da Policlínica Clementino Fraga. O projeto de implementação e de fortalecimento do grupo foi apoiado pela NHR Brasil e realizado pela Universidade de Pernambuco (UPE) e pelo Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan).

A vivência de pessoas com hanseníase nos grupos de autocuidado foi apresentada tanto na perspectiva dos pacientes como dos coordenadores. Foram relatadas as histórias do Grupo Saúde, do Grupo Hospital Otávio de Freitas e do Grupo Herbert de Souza.

009 

No município de Itapissuma, a 33 quilômetros de Recife, o grupo visitou a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Padre José Sevat. A iniciativa recebeu apoio da NHR Brasil entre 2015 e 2016 para o fortalecimento institucional da associação, tendo um foco nas ações de promoção de saúde e de diagnóstico da hanseníase entre os catadores.

As atividades foram encerradas em Recife com a apresentação dos trabalhos acadêmicos e resultados do projeto Morhan em Pernambuco e do Grupo de Pesquisa e Extensão sobre Cuidado, Práticas Sociais e Direiro à Saúde de Populações Vulneráveis (GRUPEV), da UPE.